Email Us
support@authenticus.pt
Send us suggestions, questions or operational bugs detected.
FAQ - Frequently asked questions
Existem dois tipos de associação de um Utilizador à Instituição que permitem gerir o seu perfil Authenticus:
Editor de Instituição - é o tipo de associação atribuído por predefinição. O Editor tem permissões "top-down", o que significa que se puder editar os dados de uma instituição, pode fazê-lo para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore.
Administrador de Instituição - é o tipo de associação mais importante. Um administrador tem as mesmas permissões que o Editor mas tem ainda acesso a algumas funcionalidades adicionais tais como: editar a Estrutura da Instituição; nomear Editores para a Instituição, bem como para qualquer instituição que esteja na parte inferior da sua estrutura de árvore; pedir um Token para aceder ao Authenticus API.
O utilizador pode requerer o papel de Administrador / Editor de Instituição no seu perfil Authenticus: Grupos -> Institution Admin/Editor → Request to be Admin/Editor of an Institution.
O pedido é enviado aos administradores do Authenticus que decidem dar ou não permissões ao Utilizador para gerir essa Instituição. Para analisar o pedido, os administradores do Authenticus podem perguntar diretamente à Instituição se aceita que o Utilizador em questão fique responsável por gerir o seu perfil.
Se a Instituição tiver um Administrador associado, ele/ela pode escolher uma pessoa para ser Editor da Instituição e de todas as Instituições da sua estrutura inferior.
Atualmente, a importação de publicações do CIÊNCIAVITAE funciona de forma semelhante à importação existente de publicações do ORCID. O Authenticus utiliza a API CIÊNCIAVITAE e importa os "public outputs" (publicações) registadas no perfil identificado com CIÊNCIA ID de um investigador. O sistema analisa os dados com um tipo de conteúdo: **P1** (PT: Publicações / PT: Publicações) e armazena os metadados na base de dados.
Os registos com um identificador de publicação válido, nomeadamente DOI, WOS ID, Scopus ID ou ISBN, são processados e no caso uma publicação com esses identificadores ainda não está presente no sistema Authenticus, os metadados originais é importado e inserido no Authenticus e associado ao investigador.
As publicações (outputs) com níveis de privacidade não **public** não são importadas pela API.
Publicações inseridas no CIÊNCIAVITAE manualmente pelo utilizador, sem um dos identificadores listados acima, não são importados para o Authenticus.
A importação dos metadados de CIÊNCIAVITAE pode ser feita no perfil do investigador -> Syncronizations -> CIÊNCIAVITAE Syncronization.